[post #012.2 – O melhor de 2015 – pt 2 de 3

O melhor de 2015

Parte 2 – Como e porque ler listas de fim de ano

 

   Logo que fundei este espaço eu tinha em mente escrever um post sobre os blogs mais legais em atividade nos dias de hoje – tanto como uma forma de divulgá-los como, talvez mais importante, um meio de oferecer aos leitores novas fontes de músicas, visto que meu foco não é postar links para download. O termo ‘web’ é deveras apropriado porque existe um profundo diálogo entre uma verdadeira constelação de sites, dada a combinação infinitesimal da imensidão do universo cultural e das possibilidades de apropriação/apreciação/interpretação das ultramultifacetadas manifestações culturais.

   Por mais que uma pessoa esteja atualizada, não creio que ela consiga conhecer tudo o que é lançado nos dias de hoje, em termos musicais. As diversas plataformas de produção, hospedagem e divulgação ampliaram de tal forma o universo musical que todas as semanas, para não dizer diariamente, o mundo recebe uma considerável nova leva de títulos. Diante desse panorama extremamente prolifico ter referências críticas, serei categórico, é essencial. Sites e blogs antenados com nossos gostos são verdadeiros oásis – lugares onde podemos ter acesso a bandas e projetos que de outro modo escapariam ao nosso radar. Não é qualquer site ou blog que vai nos cativar – mas com o tempo e alguma pesquisa certamente eles vão aparecer!

Em 2010 resolvi superar minha fixação pela música do passado e comecei a me atualizar, isto é, comecei a buscar e a ouvir coisas mais contemporâneas. Posso dizer que tive relativo sucesso por alguns meses… e que conhecer novidades se tornou um dos meus imperativos de pesquisa – dentro de uma rede de investigação mais ampla motivada por uma curiosidade quase sem fim. No entanto, embora essa seja apenas uma intuição que carece de maior investigação empírica, também foi por esse período que a web passou a apresentar o ritmo lancinante que mencionei linhas atrás – e, nesse sentido, as listas de fim de ano ganharam especial importância para mim!

   Mesmo quem acompanha um blog pode perder post pelas mais variadas razões – viagens, situações pessoais difíceis, trabalho excessivo… mil características da vida moderna que todos devem conhecer muito bem. Uma vez que é impossível conhecer tudo o que é lançado, as listas de fim de ano figuram como uma oportunidade de tomar contato com títulos especiais – uma seleção dentro de nossas seleções!

   Digo isso porque tenho acompanhado um conjunto de blogs desde então e as listas de fim de ano me apresentaram muitas bandas/projetos/títulos incríveis – que inclusive mudaram minha percepção acerca daqueles anos em particular.

   O grande lance, como observei, é se identificar com algum site ou blog especializado – aqueles cuja proposta, linguagem e tom nos encantam e surpreendem. Devo dizer que no concernente a 2015 as ‘descobertas’ de fim de ano foram muito boas e proveitosas, determinantes para minha lista final!

   Assim, antes de apresentar minha lista de favoritos, no próximo post, deixarei aqui as listas que consultei – quem sabe você não encontra títulos marcantes em alguma delas?

Indie

http://www.gorillavsbear.net/gorilla-vs-bears-albums-of-2015/

http://www.undertheradarmag.com/lists/under_the_radars_top_100_albums_of_2015/

http://sophiesfloorboard.blogspot.com.br/2015/12/best-of-2015_19.html

[mais interessante, esta grande defensora do underground compilou todos os links que ela postou ao longo do ano, o que pode ajudar muito quem curtir sua linha editorial:

http://sophiesfloorboard.blogspot.com.br/2015/12/2015-in-review.html%5D

Metal

http://fuckedbynoise.blogspot.com.br/2015/12/fucked-by-noises-best-of-2015-braydens.html

*a lista de meio de ano deles foi até melhor:

http://fuckedbynoise.blogspot.com.br/2015/06/fucked-by-noise-mid-year-round-up.html

The Best Albums of 2K15: TovH Editor’s Picks

http://www.stereogum.com/1846829/the-50-best-metal-albums-of-2015/franchises/2015-in-review/?utm_source=share-fb&utm_medium=button

http://nervealtar.blogspot.com.br/2015/12/2015-year-end-lists.html

 

Um comentário sobre “[post #012.2 – O melhor de 2015 – pt 2 de 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s