O melhor de 2015
parte final
Os melhores discos de 2015
Apesar do atraso, eis que chego à minha lista dos melhores lançamentos do ano que se encerrou. A ideia de atraso, aqui, diz antes respeito ao tempo em que todos os outros blogs/sites publicaram suas listas – o que tem ocorrido muito cedo, na minha singela opinião. Não seria lógico aguardar o ano se encerrar para poder avalia-lo com maior propriedade? Não é esta a tendência geral: boa parte das listas foi lançada no começo de dezembro – e as mais tardias por volta do dia 20. E isso porque alguns seguraram suas seleções, aguardando o lançamento de Purple, do Baroness – e eu posso dizer que estive, até o presente momento, aguardando minha cópia em vinil do segundo álbum do Ghost Bath… mas bem, acho que já está bem tarde.
Como foi destacado em praticamente todas as listas, 2015 foi um ótimo ano para a música e devo admitir que não foi nada fácil chegar a esta seleção – um segundo fator que contribui para meu ‘atraso’. Demorei bastante para tomar a liberdade de não me limitar a um número fixo… mas simplesmente mencionar todos os títulos realmente acima da média: ótimos, excelentes ou, pelo menos, excepcionalmente bizarros ou marcantes. Fiz uma única divisão – entre METAL e Não-METAL álbuns.
METAL
An Autumn For Crippled Children – The long goodbye
Anopheli – The ache of want
Black Sheep Wall – I’m going to kill myself
Cloud Rat – Qliphot
Dhampyr – Oceanclots
Foot Hair – Foot hair
Great Cold Emptiness – Violet mist & infrared stars
Lachrimae – Seven tears
Lucifer – Lucifer I [YT]
Rotten Light – II – A way of life you can’t understand
Sadness – Wounded solitude
Spektral Agony – Allid falle ned
Svffer – Empathist
Talv – Üksildus
Uncle Acid & The Deadbeats – Waiting for blood [faixa 1 via YT]
EPs & Demos & Splits
An Autumn For Crippled Children – Portugal EP
Astro Jetson – The 7” EP
Baphomaster – Demo
Closet Witch – Black salt EP
Gray Souvenirs – The final leaves of autumn (split with In Search of…)
Haapoja/Dephosphorus – Collaboration LP
Triac/Sacridose – Split EP
Não-Metal
Beach House – Depression cherry
Candice Hoyes – On a turquoise cloud [pequeno preview via YT]
Caroline No – No language
Colleen Green – I want to grow up
I Hate Sex – Circle thinking
Juçara Marçal & Cadu Tenorio – Anganga [YT] [baixar]
Lebanon Hanover – Besides the abyss
mewithoutYou – Pale horses
Pleasure Leftists – Woods of heaven
Rodrigo Campos – Conversas com Toshiro [YT] [site do músico]
EPs & Demos & Splits
I Hate Sex – Split tape (with Low Level)
Jovem Werther – EP
Menções especiais:
Bædan – Iphone vs crusty slice
Cindy Lee – Act of tenderness [baixar]
Ghosts of Oceania – Wanda beach (demo III)
Mammal Sauce/Sword Suicide – Sentient Mannequins (Split)
Reflection Nebula – Stages
E tb dois lançamentos que fogem bastante dos meus gostos triviais, A e B, cujo valor e a qualidade eu mesmo não sei avaliar… mas que merecem estar aqui.
Totalmente desnecessário dizer que, em consonância com a parte II deste post, muitas coisas interessantes devem ter ficado de fora da minha seleção (e eu devo estar esquecendo algumas) – seja porque não pude apreciar certos títulos com a devida propriedade, porque não estive ‘in the mood’ ou, simplesmente, por que não tive a oportunidade de conhecer. Ao longo deste mês de janeiro, por exemplo, já encontrei dois lançamentos de 2015 extremamente bons: Altruist, de Red Apollo, e Demo III, do projeto esloveno Noč. De todo modo, espero que além de um marco pessoal para mim, esta lista possa ampliar o repertório musical de vocês e tornar estas bandas/projetos mais conhecidos.