Os melhores albuns e EPs de 2016
de acordo com Os Convidados do Gabinete Musical
Como já pontuei em outras ocasiões, o mundo é muito grande e o tempo todo somos bombardeados com novos lançamentos musicais – tornando-se praticamente impossível conhecer tudo o que tem sido produzido nos dias de hoje. Consultar listas de ‘fim-de-ano’, desse modo, torna possível tomar contato com títulos que escaparam ao nosso radar e conhecer lançamentos que de outro modo passariam despercebidos – não apenas uma forma de nos mantermos atualizados como também uma estratégia para expandir nossos horizontes musicais.
Na primeira parte deste post eu já pontuei o conjunto de blogs/sites que eu costumo consultar regularmente – mas uma outra fonte riquíssima de indicações reside naqueles que, efetivamente, estão colaborando com a cultura atual: músicos/artistas e críticos musicais envolvidos com música underground.
Embora muitas destas pessoas já tenham fornecido dicas e pistas musicais interessantes ao longo do ano, em suas timelines do FB, eu convidei todos aqueles que participaram do Gabinete Musical – bem como um seleto número de artistas convidados – a compartilhar conosco seus favoritos de 2016.
Aqui seguem as seleções:
.
Torres-Junior (Nostalgia)
1- Skyforest- Unity
2- Les Discrets – Virée Nocturne
3- Coldworld – Autumn
4- Opeth – Sorceress
5- :Nihus: – Monólogo do Sofrimento
Jan (Noc)
$uicideboy$ – Dark Side Of The Clouds
Yung Lean – Warlord
Zeal And Ardor – Devil Is Fine
Night Lovell – Red Teenage Melody
Urfaust – Empty Space Meditation
.
Édy Leonardo
1) Eluvium – False Readings On
2) Exploded View – Exploded View
3) Suede – Night Thoughts
4) Vijay Iyer & Wadada Leo Smith – A Cosmic Rhythm With Each Stroke
5) Autolux – Pussy’s Dead
.
Andrew Talv
1. Coldworld – Autumn
2. Asphyx – Incoming Death
3. Inquisition – Bloodshed Across the Empyrean Altar Beyond the Celestial Zenith
4. Leonard Cohen – You Want It Darker
5. Alcest – Kodama
.
Putrefactus (Gray Souvenirs)
1 – Alcest – Kodama
2 – Oathbreaker – Rheia
3 – Coldworld – Autumn
4 – Eldamar – The Force Of The Ancient Land
5 – Skyforest – Unity
.
Depression 4 (Abismika)
1. Psychonaut 4 – Neurasthenia
2. Dreariness – Fragments
3. Darkthrone – Artic thunder
4. Coldworld – Autumn
5. Nihus – Monólogo do sofrimento
.
Por fim, espero poder lançar minha própria lista em alguns dias. Até lá!